segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dica do leitor: Onde comer uma saborosa alcachofra na região

Alcachofra: alimento rico em complexo B e sais minerais
**Texto Ailton Oliveira

A Cynara scolymus linné, nome científico da Alcachofra, é uma planta de climas quentes que apresenta boas quantidades de vitamina do complexo B e sais minerais. Geralmente usada em saladas, na primavera passa a ser o prato principal com um cardápio extenso.
De acordo com a Nutricionista Michelle Espalva dos Santos (Crn-3: 25807), a Alcachofra é um alimento saudável, de baixa caloria, altamente nutritivo, e pode ser incluso em todas as dietas, “com 100g de alcachofra cozida comestível, encontramos 50 kcal, e boas quantidades de potássio, cálcio, fósforo, iodo, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Ela possui também em sua composição uma substância chamada cinarina e o ácido caféico, que tem bons efeitos sobre as funções hepáticas e a formação da bili hepática e colesterol, além de ser diurética e desintoxicante. Porém, vale a pena lembrar que devemos que ter cuidado com pessoas alérgicas”, ressaltou Michelle.
Para os apreciadores, uma boa dica na região Oeste é o restaurante Le Donne, localizado no município de Vargem Grande Paulista (Grande São Paulo). Há três anos o espaço investe em pratos feitos à base da planta variando o cardápio, desde a coxinha até o risoto de Alcachofra. O mais famoso é a Glaciada com Sorvete.
O município de São Roque, interior - paulista, conhecido como a cidade do vinho, abre espaço todos os anos, entre os meses de outubro e novembro, para o Festival da Alcachofra. Promovido pelo Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque), a festa acontece no Recanto da Cascata, uma área com 50 mil metros quadrados de Mata Atlântica. Os visitantes podem desfrutar de receitas especiais, além de contar com outras atividades desenvolvidas no local. Cerca de 70 mil turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais compareceram à expo no último ano.
A maior produtora de Alcachofra no Estado de São Paulo está localizada em Piedade, também no interior – paulista. A entressafra é de julho a setembro, mas é possível encontrá-la durante outras épocas do ano devido a técnica usada na cultivação da planta.

Saboreie na região:
Restaurante Lê Donne: Rodovia Bunjiro Nakao, KM 47, Vargem Grande Paulista.
Recanto da Cascata: Av. Antonio Maria Picena, Junqueira – São Roque.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário