sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Especial CERVEJANDO: Um brinde com trigo

Por: Mariana Marçal (matéria publicada na Beer - a revista para os amantes de cerveja - editada por Mariana Marçal)

Reunir um grupo de renomados especialistas e eleger as melhores cervejas de trigo foi a minha missão. Confira!

Por dentro do tipo analisado
Cerveja de trigo: o malte é produzido do trigo. Geralmente, a espuma é mais cremosa e apresenta turbidez por possuir um residual de fermento remanescente do processo de fermentação, ou seja, não é uma cerveja filtrada; ao servir, encha os copos e deixe um pouco na garrafa; mexa o fundo da garrafa (onde está o fermento) e divida o restinho entre os copos; assim, o fermento será servido na mesma quantidade para todos. As principais características notáveis nesse tipo de cerveja são: aroma de especiarias tipo cravo ou aroma frutado (banana).
É uma cerveja refrescante e deve ser consumida a 2 graus de temperatura.

1. Hofbräu
Essa weiss ganha alguns consumidores por sua imagem; a espuma é densa e a cor turva, belíssima. Porém, um pouco leve comparada a outras cervejas de trigo. Aroma frutado, com corpo escasso; ligeiro sabor de banana, mas logo fica desapercebido; gradualmente gaseificada.
Teor alcoólico: 5,1%

2. Baden Baden
O amarelo-palha, meio pálido, diferencia essa cerveja das outras, tratando-se de um tipo weiss. O aroma cítrico é bastante notório e agradável, assim como seu sabor é satisfatório; a espuma cai rápido.
Teor alcoólico: 5,5%

3. Oettinger
A aparência é incrível; a consistência da espuma e a cor turva agradam. O aroma típico de especiarias, delicadamente doce, é bom e perceptivo, o que não harmoniza com o sabor bastante leve, posteriormente seco e amargo que persiste na boca.
Teor alcoólico: 4,9%

4. Backer
O aroma adocicado é uma mistura prazerosa de mel, doce de leite e banana-passa. A espuma é densa. O sabor só confirma: é uma boa cerveja; encorpada, persistente, o aftertaste é ótimo.
Teor alcoólico: 5%

5. Erdinger
As características de cerveja de trigo são pouco relevantes. O aroma adocicado e o sabor são menos pronunciados e identificados com dificuldade. Um leve amargor persiste na boca. Bem gaseificada.
Teor alcoólico: 5,3%

6. Austria Bier – Chopp Krug
A espuma é estável e a cor é blond, o que não é típico da cerveja de trigo. Aroma de cravo e de banana. Prazerosa de beber.
Teor alcoólico: 5,5%

7. Wheistephan (**Minha predileta, encontrada em qualquer supermercado)
Aroma levemente frutado e amargor pronunciado. Suas qualidades, tratando- se de cerveja de trigo, são bem diferenciadas. É uma cerveja para ser consumida no dia-a-dia. A espuma é bem consistente.
Teor alcoólico: 5,4%

8. Eisenbahn (**Deliciosa - encontrada em qualquer supermercado)
Com um toque adocicado e aroma floral, essa cerveja é agradável de beber. Mostra bastante personalidade na cor e torna-se bem harmônica em relação ao sabor. A espuma é estável e possui boa formação.
Teor alcoólico: 4,8%

9. Paulaner
De coloração cobre, essa cerveja é levemente adocicada e suas características marcantes pouco sobressaem. Um sútil toque frutado no sabor torna-a aprazível. Nota-se estabilidade na espuma.
Teor alcoólico: 5,5%

10. Colorado (De dar água na boca - Nota 10 - encontrada em algumas redes)
Essa cerveja se destaca das outras porque tem adição de mel em sua produção. O aroma de esmalte chama um pouco a atenção e a torna notadamente diferenciada. Agradável ao paladar, não possui as características das cervejas tipo weiss; é uma bebida de personalidade; a boca fica com leve sabor de pão de mel.
Teor alcoólico: 5,5%.

Entre dez resultados diferentes, o que foi discutido e deixado claro pelos participantes é que a cerveja de trigo está sendo padronizada. Todas elas possuem características muito parecidas. Isso ocorre devido ao grande consumo de cervejas de trigo no mundo. Hoje, ela é a segunda cerveja mais bebida depois da pilsen. A ordem em que estão aqui apresentadas não significa uma classificação, indica apenas a sequência da degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário