segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cerveja e Mulher: uma combinação sempre perfeita

Minhas amigas dizem que sou o “amigo homem” delas.
A brincadeira foi criada só porque bebo cerveja equivalente ou mais do que seus namorados. Puro preconceito.
Aprendi na vida que cerveja e mulher nasceram uma para a outra.
Quando iniciei minha caminhada pelo mercado de brejas especiais, ainda uma jovem de 22 anos, passei a respeitar a cerveja como fonte de alegria e muito prazer.
Afinal, não há nada melhor do que degustar uma boa cerveja, de espuma cremosa, aroma frutado, sabor encorpado, coloração de encher os olhos e na companhia de alguém bem agradável. Se o teor alcoólico for um pouco mais elevado, aí penso: “pára mundão que eu quero descer”.

A cerveja combinar com o público feminino tem uma explicação científica: o lúpulo utilizado na produção de cerveja é a flor de uma planta chamada Humulus Lupulus. A planta é dióica, ou seja, existe tanto como macho ou fêmea, mas apenas a fêmea é utilizada na produção de cerveja.
Eu 1 x 0 minhas amigas.

Consegui reunir, recentemente, 40 mulheres para uma degustação de cervejas.
Apesar de ter sido retaliada pelos seus maridos, escolhi pessoas formadoras de opinião e muito bem resolvidas. Das 40, apenas 10 bebiam cerveja com frequência. Algumas, nem bebiam. Outras detestavam.
Apresentei humildemente este mundo em apenas sete rótulos e foi o suficiente para ficarem apaixonadas. Finalizamos o evento felizes da vida e brindando com a cerveja Deus, uma verdadeira divindade que tive a honra de conhecer anos atrás.
Elas mereceram. Foram simplesmente ótimas.

A Deus é uma Belgian Strong Ale para se degustar de joelhos. É produzida pelo método champenoise e sua produção se inicia na Bélgica, onde puro malte de cevada, água e lúpulo sofrem a primeira fermentação em tanques especiais.
Nos tanques ela passa pela primeira maturação, conhecida por segunda fermentação. O líquido é levado para a região de Champagne, na França, onde recebe açúcares e fermentos especiais, desta vez já na garrafa.
Nesta etapa se inicia a terceira fermentação.
Ela é colocada em púpitres e fica maturando durante meses, sendo inclinada para baixo de forma progressiva. Neste período, passa pelo processo de remuage, que consiste em girar a garrafa diariamente, sempre no sentido horário, aumentando sua inclinação para baixo, até o ponto de estar totalmente de ponta cabeça.
Após esta longa maturação, toda a borra e o fermento ficam depositados no “pescoço” da garrafa. Este fermento é congelado e retirado por pressão. A garrafa é completada com cerveja já pronta para compensar a perda durante o processo e, finalmente, recebe a rolha de cortiça e o rótulo. Pela bagatela de R$190 você adquire uma garrafa de 750ml tinindo de linda e que carrega um líquido com 11,5% de teor alcoólico.
Ela é tão elegante quanto uma mulher e consegue ser suprema por si só.
Portanto, na minha opinião, o preço compensa.

No mercado você pode encontrar a Lust, uma brasileira de Blumenau, da Eisenbahn, que conseguiu clonar a Deus com muita competência. Ela é bem mais barata e hoje é comercializada nas principais redes de supermercado. Vale a pena experimentar.

Deus Bruit de Flandres
Onde comprar: Belgian Beer Paradise
http://www.beerparadise.com.br/




Dicas importantes para marinheiros de primeira viagem
Se for a sua primeira vez, leia com atenção.

• O primeiro passo para mergulhar de cabeça no mundo das cervejas especiais é escolher apenas dois tipos para degustação. Se escolher quatro, por exemplo, na última garrafa você não definirá o sabor legítimo da bebida e estará bêbado, já que possuem mais álcool que os rótulos populares.


• Leia o rótulo, busque informações na internet ou tire as dúvidas com pessoas que entendam do assunto antes da degustação. É muito bacana saber o que está sendo degustado e como se deve degustar. Você se atenta a pequenos detalhes como sentir notas de banana ou cravo, super comuns em algumas cervejas.


• Cerveja especial não se degusta estupidamente gelada. Isso é uma estupidez adotada pelas grandes cervejarias para mascarar o sabor dos cereais não malteados como milho ou arroz. Cervejas especiais (quase sempre) são 100% malte e você pode beber em temperatura ambiente. Claro que se estiver calor, sua garganta agradecerá se deixar a garrafa pelo menos uma hora na geladeira.

• Nunca deixe uma cerveja deitada enquanto gela. Ela deve ficar em pé. Em cervejas de alta fermentação, o fermento, ao terminar seu trabalho, permanece vivo e depositado no fundo da garrafa. Ele é muito amargo e deve ser degustado com cuidado, um processo que você vai aprender com o tempo.